O Banco Central colocará em circulação a partir de hoje, 23 de julho de 2012, por meio dos bancos comerciais e dos caixas automáticos, as novas cédulas de 20 e 10 reais pertencentes à Segunda Família do Real.
As novas cédulas possuem diversos elementos de segurança de fácil identificação, semelhantes aos que aparecem nas novas notas de 50 e 100 reais, como a marca d’água e o número escondido. A novidade é o número que muda de cor no canto superior direito. Ao movimentar a nota, a cor do numeral correspondente ao valor da cédula muda do azul para o verde, enquanto uma barra brilhante parece rolar sobre ele. Esse novo elemento traz ainda mais segurança e facilidade para o cidadão na hora de verificar a autenticidade das cédulas.
Desde 2010, a substituição das notas da Primeira Família ocorre gradualmente, à medida que elas são retiradas em decorrência de seu desgaste natural. Portanto, não há necessidade de trocar as cédulas atuais pelas novas na rede bancária, pois as duas Famílias conviverão em circulação até a completa substituição das atuais.
A previsão de lançamento para as notas de 2 e 5 reais é para 2013. A data exata do lançamento será divulgada oportunamente pelo Banco Central do Brasil, quanto ao tamanho diferenciado das novas notas tem o principal motivo de garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência visual ao dinheiro brasileiro, oferecendo um recurso confiável para o reconhecimento e diferenciação das notas além disso, a adoção de tamanhos diferenciados inibe a tentativa de falsificação por lavagem química, além dos tamanhos diferentes, as pessoas com deficiência visual também podem contar com outro recurso para identificar os valores das notas como as marca táteis, que são barras em alto-relevo localizadas no canto inferior direito das notas.
Não é a primeira vez que se utiliza notas com tamanho diferente no Brasil, pois a Família de cédulas do Cruzeiro lançada em 1970 era formada por seis denominações que variavam de tamanhos a menor delas media 14,7cm x 6,6cm, e a maior, 17,2cm x 7,8cm , essa série de cédulas permaneceu em circulação por mais de dezesseis anos. A fim de facilitar a identificação visual e diminuir o impacto da mudança para o cidadão, optou-se por manter a temática das atuais notas do Real, porém, foram desenvolvidas novas gravuras, tanto da efígie da República quanto dos animais que estampam os reversos das notas, a nova posição dos reversos permitiu uma diagramação com maior destaque para elementos de segurança importantes para a população, como a marca d’água, e a inclusão dos elementos novos, sem que se perdesse a referência visual das atuais cédulas, são mantidos os valores (2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais) e os temas (figura da República e animais da fauna brasileira) a cor predominante de cada cédula também será mantida, porém, como a Segunda Família conta com recursos de produção mais avançados, haverá uma maior riqueza de cores de fundo.
Dimensões: 135 x 65 mm
Cor predominante: vermelho
Marca tátil: 2 barras verticais
|
Dimensões: 142 x 65 mm
Cor predominante: amarelo
Marca tátil: 2 barras inclinadas
|
Dimensões: 149 x 70 mm
Cor predominante: bege
Marca tátil: 2 barras horizontais
|
Dimensões: 156 x 70 mm
Cor predominante: azul-turquesa
Marca tátil: 3 barras verticais
|
Fonte: http://www.bc.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário