segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vida que segue! Família Zabé

Bisavós materno Benedito Cursino dos Santos e Maria José de Oliveira Santos.
Depois de alguns anos de procura pela foto do casal a cima, achei na casa da Tia Cida  uma cópia da original, feita pelo Tio Luiz Cursino dos Santos (Luiz Zabé) filho mais velho dos mesmos. Bom pra quem não sabe, a família Cursino dos Santos é uma das mais antigas da região, originalmente o sobrenome Cursino veio da Itália, alguns mantiveram os costumes, outros no entanto assumiram uma identidade cultural local como a do caipira Lagoinhense e por sua vez contribuíram para o desenvolvimento da cidade em sua época. Para os primos mais distantes é bom ressaltar que nosso Bisavó possuía uma banca no antigo mercado municipal de Lagoinha, onde comercializa um dos melhores fumos de rolo da região, alem disso também tinha em sua banca, mandioca, laranja, e outros tipos de produtos conforme a época e a produção em sua propriedade, localizada no Bairro do Faxinal.
Arquivo Família Zabé ( Luiz Cursino dos Santos)

Família: Tiveram 10 filhos, quem em ordem cronológica, são Luiz Cursino dos Santos (Luiz Zabé +), Clara Cursino de Souza (Clara Zabé), José Cursino dos Santos (Zé Zabé +), Geralda Cursino de Oliveira (Geralda Zabé +), João Cursino dos Santos (João Zabé), Benedito Cursino dos Santos (Falecido aos 3 anos), Maria da Conceição Cursino (Maria do Bidito+), Pedro Cursino dos Santos (Pedro Zabé+), Vicente Cursino dos Santos (Vicente Zabé+) e  Aparecida Leite (Cida do Abel).
Politica: Destacaram - se Luiz Cursino dos Santos (Luiz Zabé) que foi vereador, hoje com rua dedicado a sua memória e Vicente Cursino dos Santos ( Vicente Zabé) candidato.


Com esse breve relato espero a colaboração dos familiares, amigos e conhecidos, pois quanto mais informações e dados conseguirmos, mais ampla será nossa identidade cultural.

9 comentários:

  1. Olá Eduardo, tudo bem?
    Meu nome é Fernanda Andrade CURSINO DOS SANTOS, moro em São José dos Campos e estou pesquisando sobre meus antepassados e cidadania da família Cursino, meu pai se chama JOSÈ CURSINO DOS SANTOS, seu pai BHERTOLINO CURSINO DOS SANTOS irmão de Benedito e Cecília CURSINO DOS SANTOS.
    O nome do meus bisavós paternos Claudio Leite do Nascimento e Maria Gertrudes da Conceição.E o nome dos meus Tataravós Fabiano Leite Rodrigues e Paulina Maria de Jesus.
    Meu e-mail:
    fecursino@yahoo.com.br
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. O nome da minha avó era Maria Cursino dos Passos, da minha bisavó: Rosa Cursino de Oliveira (1893-1973) e do pai dela que era italiano: Maximiano Cursino e do avô dela Ricardo Cursino. Fonte: certidão de nascimento bisavó Rosa Cursino.

    ResponderExcluir
  3. O meu trisavô se chamava Maximiano Cursino. Ele era italiano e o pai dele se chamava Ricardo Cursino.

    ResponderExcluir
  4. Família Cursino ou Curcino
    Apesar de se conhecer indícios desde o ano de 1170, este sobrenome teve sua sequência de gerações conhecida somente a partir de giovanni curcino, foi, durante o Renascimento, uma família de prestígio em Florença. Um ramo da família teve numerosos feudos e foi muito influente no Reino de Nápolis. Além disso, alguns dos seus expoentes se tornaram soberanos do Ducado de Altenas.

    Ancestrais da Família Acciaiuoli:

    Maria Curcino: Irmã de Pietro Artlestes Curcino, proprietário de Feudos no reino de Nápolis no final do século XV. Seus pais eram Alessandro Curcino e Giovanna Artlestes Curcino . Os pais de Alessandro foram Enrico Curcino e Ignacia Maria . Tirado da honra morgado da mesma designação, em São Martinho de Mouros, foi comprovado fundador da família que o adotou por sobrenome Alípio Val Curcino, cavaleiro, contemporâneo de D. Afonso III, natural do Mosteiro de Mancelos.

    ResponderExcluir
  5. Oi sou Orlando Cursino filho de Arthur Cursino Neto de rosa Cursino bisneto de Ricardo Cursino tataraneto de Maximino Cursino ,,, quando criança meu pai falava a respeito dos tios dele q era Benedito Cursino André Cursino e muitos outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo Cursino era pai de Maximiano Cursino. Ambos eram italianos! Maximiano Cursino se casou com Felipa Martins, que também era italiana e tiveram muitos filhos: Sancho Cursino, André Cursino, Rosa Cursino, Camilo Cursino, João Cursino, Biota Cursino, Pedro José Cursino. A minha avó Maria Cursino era filha de Rosa Cursino e neta de Felipa Martins, que morava em Boquira-BA e viveu 105 anos!

      Excluir
  6. Sobrenome: CURSINO
    Nome: GIUSEPPE
    Gênero: MASCULINO
    Idade: 35
    Profissão: AGRICULTOR
    Ler e escrever: Sa
    Data da viagem (desembarque em Buenos Aires): 12-08-1899
    Porto de embarque: GÉNOVA
    Nome do navio: DUCCHESA DI GENOVA
    Classe: Terceira

    Fonte CEMLA Centro de estudios Migratorios Latinoamericanos - Buenos Aires (Argentina)

    LISTA DE IMIGRANTES
    Descrição / Descrição arquivística
    Listas de passageiros compiladas pelas companhias marítimas, assinadas pelo capitão do navio e endossadas pela autoridade de imigração do porto de Buenos Aires. As listas são coletadas em registros e cobrem, com algumas lacunas, o período de 1888 a 1950.
    Corpo produtor/Criador
    Empresas de navegação - autoridades argentinas
    Órgão conservatório / Custódia
    Dirección Nacional de Poplación y Migraciones
    Processamento Digital / Autor
    CEMLA-CISEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Família Cursino veio de Gênova, na Itália!

      Excluir
  7. Martiniano Cursino, filho de Ricardo Cursino veio da Itália e foi para o interior da Bahia: Macaúbas, Boquira e teve vários descendentes!

    ResponderExcluir