domingo, 30 de setembro de 2012

Ministério do Leitorato: Imbuído na Graça!














Felicito meu amigo André Pizani por mais esse passo, dado no dia de hoje na Paroquia de Nossa Senhora da Glória em Guaratinguetá, que é a sua casa, onde o mesmo recebeu das mãos do nosso estimado Arcebispo Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis o Ministério do Leitorato, que acima de tudo é a responsabilidade de anuncia a Palavra de Deus, transmitindo a todas as pessoas, aquilo que se vive no seu ministério.
Aproveito para esclarecer o significado de Ministério chamado “Leitorato”, que segundo a fonte (http://www.comshalom.org/blog/antoniomarcos/?p=661). Os Ministérios (não ordenados) do “Leitorato e Acolitato”  são sinais concretos do amor de Deus, da sua eleição gratuita e dos seus dons concedidos para o serviço aos irmãos.  Aqueles que o recebem servem à Igreja, ao Povo de Deus, a começar de suas famílias religiosas, a Comunidade que os gerou e os apresentou à Igreja como filhos em condições de assumirem este serviço e responsabilidade eclesial.   O Ministério do Leitorato diz respeito, acima de tudo, ao amor à Palavra de Deus. Não basta conhecê-la, é preciso se deixar plasmar por ela e anunciá-la com paixão.
Os que recebem da Igreja o ministério do Leitorato, recebem também dela a confiança e o dom para a proclamação da Palavra de Deus na assembleia litúrgica, na catequese para os sacramentos e na preparação de outras pessoas que exercerão ministérios na Sagrada Eucaristia.
O candidato instituído no ministério do Leitorato (Serviço da Proclamação da Palavra de Deus) e do Acolitato (serviço-auxílio ao altar da Eucaristia), são imbuídos da graça para a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções, além de distribuir a sagrada comunhão aos fiéis. Estes ministérios, apesar de serem próprios dos leigos, são conferidos na etapa da Teologia por serem obrigatórios para aqueles que serão ordenados diáconos ou presbíteros, “múnus evangelizador da Igreja”.
Não poderia deixar de desejar toda a benção de Deus ao Sidnei que, embarca amanhã para Madri, para concluir seus estudos em Teologia, e segundo nosso Arcebispo, vai com a responsabilidade de abrir portas, para outros seminaristas, de nossa Arquidiocese, que Deus o ilumine nessa caminhada.
Imagem de Nossa Senhora da Assunção (Nossa Senhora da Glória)



Imagem de Nossa Senhora da Conceição




Família: Irmão, Cunhada, Irmã, Sobrinho e Mãe




André Pizani, Eduardo Cursino e Sidnei Lino








André Pizani e Padre Luiz Antonio


André Pizani e Cardeal Dom Damasceno


Padre André e André Pizani


Sidnei Lino, Padre André e André Pizani




André Pizani


















Instituição do Ministério






Ofertório




Consagração


Consagração


Seminaristas

Nenhum comentário:

Postar um comentário